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Você que está à frente da Manutenção, já foi questionado sobre os serviços que estão sendo executados pela sua equipe?

Por que o equipamento está parado a tanto tempo? No que foi utilizado um valor tão alto de peças? Já precisou sair correndo atrás do controlador do PCM ou algum técnico para saber o que estava acontecendo? Ouviu diversas reclamações da equipe de Produção, por que a máquina está ficando parada ao invés de produzir? E como se tudo isso não bastasse, quando buscou as informações no sistema, não encontrou nada do que precisava ou até encontrou, mas não tinham os detalhes?

Muito se controla a área de produção e a gestão de estoques, mas pouco se controla a área de manutenção, que normalmente lembra-se quando algum problema grande acontece.

Essa é a realidade de 90% dos gestores de manutenção e neste sentido, vamos te mostrar algumas maneiras de melhorar o controle, com pouco investimento e com alto retorno produtivo.

Desafios da equipe de controle de manutenção?

As dificuldades abaixo são frequentes em sua equipe de manutenção?

  • Equipe de produção reclama do equipamento mais em manutenção do que em operação.
  • Equipe PCM fica mais tempo imprimindo ordens de manutenção do que executando a função de planejamento.
  • Quantas ligações são atendidas para criar ordem e requisição de manutenção?
  • Pessoas dedicadas a replicar informações da equipe de manutenção para o sistema.
  • O sistema em uso é complexo para receber as informações.
  • Quanto tempo de delay para que o sistema reflita o que foi feito neste dia.
  • Distorção dos indicadores e precisa ser calculado manualmente através de planilhas.

A rotina de manutenção é sempre intensa e muitas vezes não conseguimos visualizar como melhorar atividades que estão em andamento, mesmo que a passos lentos e/ ou desorganizados. Mas você já pensou em ter todas as informações em um único lugar e o manutentor ser responsável por todos os dados, dispondo da equipe de PCM para realmente executar o planejamento e controle da manutenção? Sem dúvidas que isto é possível e facilita muito o dia a dia do setor de maneira geral.

Quando deixamos a responsabilidade de apontar atividades executadas diretamente na mão do técnico, abrimos um leque de possibilidades de melhorias no setor como um todo. A equipe de PCM passa a ter autonomia em pensar e planejar efetivamente os equipamentos que precisam ser parados para preventivas, negociando junto ao PCP a melhor data para tal. E envolvendo a equipe de produção nessas decisões, eles passam a ser corresponsáveis por paradas, diminuindo os problemas entre as áreas.

Informações na palma da sua mão

Sabia que ao menos 15% do tempo total de trabalho de um manutentor é utilizado em deslocamento? No momento em que colocamos um tablet/celular/coletor nas mãos dele, reduzimos consideravelmente este tempo, visto que não precisa mais se deslocar de onde está até a sala de PCM para ir ao próximo serviço, pois tudo fica centralizado em suas mãos.

Com isso os técnicos/manutentores levam mais a sério os apontamentos de horas e paradas de máquina, pois são medidos/controlados por apontamentos realizados.

As requisições de material são mais assertivas, pois fica nas mãos de quem vai fazer e este não precisa pedir a mais, para não ter que solicitar novamente.

As informações são disponibilizadas on time para a gestão, eliminando o delay de digitação e a equipe de produção passa a ser atendida de maneira mais rápida.

Melhorias percebidas com o OCTOPUS coleta de dados

“De uma forma geral, tem sido muito positiva a aderência à essa melhoria que veio para aumentarmos a produtividade nas frentes de manutenção. É evidente os ganhos na utilização da ferramenta, que são alavancados pela redução drástica de movimentação dos usuários (tempo esse que deve ser convertido em outras atividades), visto que o lançamento das informações acontece em tempo real no local de execução da manutenção, assim como o próprio lançamento das informações no sistema, que acontece de forma muito mais simplificada que no próprio SAP.”

“[…] Realocação de 12(doze) pessoas que faziam o repasse das informações dos técnicos para o ERP.”

“[…] Redução de 2500 folhas impressas mensalmente para o apontamento das manutenções preventivas.”

Case de migração ERP TOTVS linha DATASUL para ERP SAP utilizando OCTOPUS

Analisando as primeiras semanas de utilização do sistema, segue alguns insights importantes referente a utilização de coletores OCTOPUS no processo de manutenção:

  • Notável o crescimento de adesão na utilização da ferramenta após período de disponibilização dos coletores e capacitação dos usuários, que ocorreu entre 08 e 20/03.
  • No processo de abastecimento do dia 20/03 observa-se a “virada de chave”. Já estamos realizando 98% dos abastecimentos via coletor:
  • Quanto ao processo de apontamento das ordens de manutenção, essa virada de chave tem acontecido de forma mais gradativa e já podemos concluir que a maioria dos apontamentos (57%) tem sido realizados via coletor:
  • Analisando a aderência em utilizar o coletor por área x centro, temos o cenário do gráfico abaixo. Algumas áreas estão próximas do 100% de utilização, porém observando outras áreas que estão com aderência mais baixa, temos de fazer certos questionamentos: Os usuários estão tendo acesso ao coletor? Todos os usuários estão capacitados para utilizar a ferramenta? Estão com alguma dificuldade que reflita em alteração de escopo? Os key users precisam conduzir essas análises em suas áreas de atuação.

Conclusão

Essas foram algumas maneiras de melhorar o controle, com pouco investimento e com alto retorno produtivo, que decidimos lhe mostrar para que fique mais próximo do Octopus Coleta de Dados.

Mesmo a passos lentos, a rotina de manutenção é sempre intensa e não conseguimos visualizar como melhorar atividades em andamento, mas vimos que, com a responsabilidade do manutentor, pode-se ter todas as informações em um único lugar, deixando a equipe PCM para executar o planejamento e controle de manutenção, facilitando de maneira geral o dia a dia do setor.

 

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