Blog

Quando há risco no ambiente, a Segurança do Trabalho aplica medidas para que esse risco seja contido ou extinto. Inicia-se adotando proteção geral com itens de proteção coletivo aptos para cada local e se ainda existir riscos para equipe, coloca-se EPIs próprios.

Você já deve saber da importância desses itens, mas e dos sistemas de entrega para tal? Segurança é caso sério e há legislação exclusiva para EPIs. Disponibilizá-los e ter controle dos mesmos é essencial para garantir saúde e bem estar de funcionários.

Pela NR6, EPI é todo aparelho de uso individual do empregado para protegê-lo de riscos expostos em ameaçar saúde e segurança, devendo ter Certificado de Aprovação para serem vendidos ou usados. É dever do empregador fornecer EPIs e ter meios que otimizem a gestão de itens de proteção em prol da segurança de empregados, devendo ter cooperação do grupo para segurança de todos.

Já vimos casos de processos trabalhistas que poderiam ter sido evitados se o controle de EPI fosse mais eficaz.

Quais os benefícios de automatizar a gestão de EPI?

O controle feito em papel e planilhas pode ser eficiente, mas deixou de ser boa opção por não ter a mesma segurança e agilidade da automatização que conta com suporte para problemas. Além do empregado ser identificado por biometria e não precisar sair do posto de trabalho, ao automatizar a gestão de EPIs, você conta com muitos benefícios, como: 

  • Almoxarife enxerga entregas a serem feitas nos próximos dias.
  • Entrega gera data, hora e termo de entrega com assinatura eletrônica.
  • Movimentos de baixa de estoque e devoluções anteriores registradas tendo menos retrabalho e controle sistêmico evitando erros.
  • Entrega de EPIs via Android on-line e off-line pois sem internet, armazena dados para carregar ao ERP onde tenha comunicação, tudo automatizado.
  • Realiza movimentos cruciais no HCM que estará ao dispor no eSocial.
  • Faz automaticamente movimento no estoque ajudando o almoxarife.

Assim, recebe dados de entregas traçadas, gerando entregas avulsas além de arquivar e consultar Termo de Entrega em PDF quando precisar, o que facilita consultas futuras, tendo gerência completa da integração com ERP e ajuda lembrar de entregas a serem feitas por validade do EPI.

Eliminando processos manuais, elimina também descuido e falhas, permitindo integração de trabalho entre setores, com gestão facilitada e eficiente reduzindo custos, com padronização e flexibilidade em entregas, segurança e rastreabilidade de dados conforme NR6.

Ao automatizar, dispõe-se de certas vantagens que só esse sistema garante pois com gestão eficaz, ganha em tempo e dinheiro, já que pode controlar melhor a entrega de EPI e os dados ficam indicados digitalmente. Assim, evita-se perdas e fica mais seguro judicialmente, por menos falhas e fácil comprovação de estar dentro das normas.

A empresa ativa na integridade do pessoal, registra entregas e garante uso com controle efetivo, sem temer o que pode afetá-la e garante que está cumprindo seu papel diante leis, comprovando a proteção de empregados.

Use a tecnologia ao seu favor!

Com a tecnologia auxiliando, poder integrar o módulo de gestão de EPIs ao ERP é um ponto positivo por facilitar o negócio com dados na palma da mão, tendo mais autonomia e firmeza, atestando integridade física e controle no uso de EPIs. Quanto mais hábil a gestão, menos acidentes ocorrem e reduz custos quanto uso indevido de EPI, permitindo ter dados reais de entregas e tendo mais autonomia e agilidade em ações mais sérias para casos quanto saúde e segurança do trabalho.

Com legislação exclusiva para cada equipamento e podendo usar biometria no controle de EPIs, é eficaz para garantir saúde e bem-estar de todos, atestando integridade física/mental não importando item usado e qual seguimento. Impossível errar no processo, entregando EPI certo para pessoa e momento certo sendo dever da empresa ceder o básico, tendo meios que otimizem a gestão e todos ajudando na segurança e agindo em prol do menor risco a acidentes.

Com sistema automatizado, o registro de gestão é online e retira relatórios tanto do estoque quanto da ficha do empregado, permitindo analisar a eficiência do EPI como qual está perto de vencer e qual precisa repor unindo a ações da gestão, tornando viável e reduzindo custos, melhorando resultados. Há também segurança do empregado X equipamento, ficando tranquilo que fez sua parte sem erros além de preencher facilmente o eSocial, estando sempre conforme legislação.

Além de garantir manutenção periódica dos itens e com bom controle do estoque, garante segurança de todos e conservação dos aparelhos, para usá-los mais tempo. Sobre descartáveis, é preciso orientar dos cuidados básicos, desde limpeza até descarte.

 

E você, quer fazer parte desta transformação com a Sensus também? Veja o que podemos fazer por você! Acesse: https://sensustec.com.br/produtos/aplicacao-para-entrega-de-epi/ 

VEJA TAMBÉM: