Blog

CASE DE SUCESSO: como ajudamos a Oderich na melhoria dos processos?

Sempre buscamos levar o melhor suporte e processos aos clientes, com aceleração e efetividade. Um de nossos clientes é a ODERICH, que com mais de 112 anos no mercado, atingiu lugar cativo e de valor entre grandes empresas do Brasil. Hoje iremos compartilhar a melhoria percebida em seu processo conosco.

Como era antes do projeto?

Maior parte do processo era por papel e até na conferência anotava-se a quantia que seria embarcada. O recebimento era feito por espelho da NF impressa, onde marcava-se quantias recebidas e ao armazenar, os itens eram divididos entre ruas do armazém com quadro nas entradas com registros como lote e validade do que lá estava.

Na separação, recebia-se roteiro de entrega junto a lista impressa de pedidos que seriam separados no embarque e a cada separação, anotava no papel a quantia que estava sendo retirada de cada item.

A Oderich tem critérios de expedição que é necessário informar qual Shelf Life dos produtos o cliente aceitaria e a separação era feita por validades indicadas no quadro no início da rua para saber se lá existia um item aceito. O ressuprimento era feito quando um operador captava um endereço de picking vazio.

Qual produto Sensus foi contratado? Teve obstáculos na implantação?

Outro cliente Sensus indicou um dos nossos talentos como sendo a melhor opção para a principal exigência da Oderich: a implantação do módulo de WMS do ERP Datasul. Estão usando o Octopus Coleta de Dados unido ao WMS para todo movimento de recepção e expedição de materiais e a dificuldade foi adaptar o WMS Datasul para controlar endereços do tipo drive-in (um destino só armazena vários pallets do mesmo item com muitos lotes diferentes). Foi feita uma customização para que a separação pudesse ser dentro do endereço drive-in permitindo que o lote separado fosse o mais perto da saída e não o lote alocado pelo WMS.

Como ficou o processo depois da implantação?

Ações como inventário, consulta de itens, armazenagem e movimentos entre depósito e endereço, ressuprimento e separação com conferição, tudo é via coletor Android com Octopus Coleta de Dados. No recebimento, há validação se o item da NF está certo e se o que saiu da fábrica é o mesmo.

A armazenagem é calculada por ruas pré-definidas para estoque de cada item. Nos drive-ins, o controle deixa que lotes com apenas 3 dias de diferença sejam alocados juntos, tendo otimização e maior capacidade. Assim, em uma etapa lê a etiqueta e o coletor indica a rua que o pallet deve ficar e depois armazena no endereço calculado por WMS.

O ressuprimento é de modo que quando um endereço é esvaziado, calcula-se de onde deve ser retirado o item para reabastecer o destino. Há endereços reservados para picking de produtos com melhor Shel Life para que separações de pedidos com Shelf Life que precisam de quantias fracionadas não precisem ser retirados de endereços em níveis que precisem de empilhadeira.

Cada embarque gerado, cria ondas de separação no WMS que faz uma divisão pelos romaneios que estão sendo embarcados, com divisão de sequência de carregamento e de produtos com diferentes datas de Shelf Life. Cada onda de separação soma as quantias a serem embarcadas no veículo do mesmo item para diminuir movimentos do operador dentro do Centro de Distribuição. 

No coletor de dados, indica-se rota de locomoção e quantia a ser separado de cada item, sendo feita com duplo check de leitura do endereço e da etiqueta do pallet para garantir que está separando o requerido. No fim da montagem do pallet para expedição, imprime-se etiqueta com código 2D com dados do veículo de embarque e com referencial único com dados dos itens contidos, identificando qual veículo o pallet pertence e com a mesma etiqueta, se faz conferência da separação.

Pelo coletor de dados, lê a etiqueta e confere sem erro os itens por código da caixa, sendo finalizada e o pallet liberado ao embarque, também feito por coletor, pois lendo o pallet, é indicado se foi conferido e em qual veículo será embarcado.

Qual foi o ganho da Oderich com essa implantação?

Há menos folhas impressas, pois desde recebimento até carregamento de itens está sendo feito via sistema e não mais em papel. Todo processo têm formas de rastreio para saber por onde os produtos passam desde a chegada e como são controlados por lotes, há confiança na expedição e com vários checks feitos no recebimento, garante que erros operacionais não ocorram.

Além do aprimoramento em consultar localizações no estoque, permitindo ver em quais partes do estoque um mesmo item está e possibilita saber quais lotes estão no mesmo garantindo decisões e vendas promocionais de itens com baixa validade. Além do inventário fácil e rápido, não tendo anotações em papel e a separação de itens é roteirizada, aprimorando movimentos da equipe no armazém. Processos de carregamento e conferência dão mais confiabilidade no envio das mercadorias já que é possível acompanhar via sistema o andamento da separação de cada um dos embarques.

Qual o grande diferencial neste projeto?

A comunicação entre Octopus e ERP é feita com desempenho via integração de sistemas com tecnologias distintas e o projeto teve o empenho de toda Oderich. A logística e TI compraram a ideia e batalharam muito para criarmos algo sistêmico adequado a todo conhecimento de sistemas que já possuem.

A logística trabalhou muito na concepção do processo e mapeamento de tarefas com ideia de fazer a implantação do Octopus com WMS acontecer do melhor modo possível e a TI sempre com participação ativa, aplicando todo conhecimento e apoiando a Sensus para criar uma ferramenta estável e adequada ao processo.

Nos dedicamos muito para entregar a melhor ferramenta, com muitas horas de trabalho em um dos maiores projetos Sensus dos últimos tempos, sempre com compromisso em desenvolver aplicações com qualidade técnica em tecnologia feita diretamente para Android e com fácil entendimento. Buscamos desenvolver melhor personalização do módulo WMS para atender urgências de processos da Oderich, criando adaptações, mas mantendo o núcleo sistêmico de processos do WMS.

 

E você, quer fazer parte desta transformação com a Sensus também? Veja o que podemos fazer por você! Acesse: https://sensustec.com.br/produtos/aplicacao-para-estoque/ 

VEJA TAMBÉM: