Até onde você sabe sobre o janeiro branco?
Quando se fala de saúde, o que vem em mente é algo relativo ao corpo, como uma boa alimentação e atividades físicas. Com isso, a saúde mental, se não é esquecida, fica em último plano.
Por isso, o janeiro Branco diz respeito a uma campanha criada por psicólogos de Uberlândia/MG para conscientizar, combater preconceitos e mudar padrões.
A cor branca foi a escolhida pelo fato de toda cor poder surgir a partir do branco, proporcionando colorirmos nosso dia a dia com a tonalidade desejada.
Já o janeiro, se dá ao fato das pessoas estarem mais dispostas a pensarem sobre suas vidas, relacionamentos, sentimentos e tudo ao seu redor e como uma folha em branco, podem se inspirar a reescreverem sua história.
A campanha tem por objetivo chamar a atenção para questões relacionadas a saúde mental e emocional e promover a mudança de vida, a busca pela felicidade, mostrando que a vida é feita de ciclos e com esforço, podemos encerrar as fases ruins e iniciar as que nos trará alegria.
Saúde mental nem sempre foi levada a sério. A iniciativa mostra a necessidade das pessoas falarem sobre o assunto, mas que muitas vezes sentem vergonha de serem julgadas.
Qual é o maior obstáculo do Janeiro Branco que as empresas enfrentam?
Ter funcionários adoecidos e afastados gera um enorme problema para a empresa. Se não há preocupação com a saúde mental do pessoal, favorece em prejudicar o rendimento empresarial.
Quando a empresa não tem hábitos de bem-estar, prefere o lucro a saúde da equipe. Assim, estresse, ansiedade, depressão e outras doenças mentais expõem baixo desempenho, reduzindo rendimento e sobrecarregando outros profissionais, que podem também prejudicar a saúde mental devido sobrecarga, mais pressão, etc.
Se a organização quer um ambiente saudável, valorizando a saúde e bem estar dos profissionais, precisa ter planos e ações para impedir e tratar da saúde mental. Incentive a ampla troca de ideias para que os funcionários sintam-se agradáveis em repartir qualquer tipo de concepção.
É de grande relevância a organização ter métodos preventivos para contribuir com a saúde e bem estar físico e emocional de seus funcionários.
Uma pessoa que está bem física e emocionalmente têm mais foco, motivação, fica menos ausente no trabalho além de ser mais produtivo e diminui a rotatividade de pessoal na empresa.
Obter ações focadas na saúde mental coopera no combate às doenças mentais, ligado a qualidade de vida. Desse modo, é crucial atuar de forma eficaz na conscientização sobre o poder de cuidar da saúde mental.